20 março 2014

Amanhã é dia de St.Patrick's Day em JM!

Hello everyone!!!

Como estão? Há quanto tempo!!! Sei que estou meio sumidinha, mas venho trabalhando bastante, então não tem sobrado muito tempo nem assunto pra postar...=p

Mas mesmo assim não podia deixar de postar aqui sobre este dia delícia para os irlandeses e todos os amantes da cultura irlandesa como quem vos escreve!
Falar em St.Patrick's Day é falar de toda uma história não só do santo patrono da Irlanda em si, mas de um país lindo e mágico, que merece sim todas as homenagens e festas possíveis de todas as partes do mundo, inclusive daqui!
Lá na Irlanda e em algumas cidades dos EUA como Nova York, Chicago e Boston realizam festivais com desfiles e as pessoas saem as ruas super caracterizadas de verde, fantasias,etc...

Mas quem foi o Saint Patrick (ou São Patrício como é chamado em português)?
Sabe-se que St. Patrick nasceu na Grã-Bretanha, filho de pais endinheirados, mais ou menos no final do século IV. Acredita-se que tenha morrido no dia 17 de março, por volta de 460 A.C. - daí então, a data da celebração. Até os 16 anos, ele se considerava um pagão. Nesta idade, foi sequestrado e vendido como escravo por saqueadores irlandeses. Foi durante sua captura que ele começou a se voltar para Deus.
Ele conseguiu escapar após ter sido escravizado durante 6 anos e, então, foi estudar em um mosteiro em Gauls (na região da atual França), por 12 anos. Foi quando ele soube que sua "vocação" (calling) era tentar converter todos os pagões na Irlanda para o Cristianismo.
Sendo assim, St. Patrick foi de mosteiro em mosteiro, obtendo sucesso em converter as pessoas para o Catolicismo. Os Druidas Celtas (Celtic Druids) ficaram muito insatisfeitos com ele e tentaram prendê-lo por diversas vezes, mas ele sempre conseguiu escapar.
Originalmente, a cor associada a São Patrício era azul.
Depois de 30 anos como missionário na Irlanda, por fim ele estabeleceu-se num lugar chamado County Down, até a sua morte. A valorização atribuída à imagem deste homem não está nos detalhes históricos, mas na inspiração de um homem que conseguiu retornar ao país de origem depois de ser escravo quando criança, com o intuito de transmitir a mensagem de Cristo.
Lendas, Folclore e Símbolos
Shamrock (Trevo)
Existem muitas histórias ou fatos sobre este símbolo. Alguns dizem que St. Patrick utilizava o trevo para pregar a santíssima trindade (Holy Trinity - the Father, the Son and the Holy Ghost aos pagãos celtas, com isso, o uso de trevos de três folhas e similares estão intimamente ligados aos festejos. Também chamado de "seamroy" pelos Celtas, era uma planta sagrada na Irlanda Antiga, pois indicava o início da primavera. No século XVII, o Shamrock tornou-se símbolo do nacionalismo irlandês emergente, visto que, como os ingleses começaram a confiscar terras irlandesas e a criar leis contra o idioma irlandês e a prática do Catolicismo, muitos irlandeses começaram a usar o trevo como um símbolo do orgulho de suas origens e para demonstar seu desgosto para com o domínio inglês.
Leprechaun (Duende)
Provavelmente este símbolo tenha vindo do folclore celta, que era repleto de fadas, homenzinhos pequenos e mulheres que podiam usar seus poderes mágicos para servir a Deus ou ao diabo. O nome original desta criaturinha folclórica era "lobaircin", que significa "camarada de corpo pequeno". No folclore celta, leprechauns eram almas excêntricas, responsáveis por consertarem os sapatos de outras fadas.
Atualmente, é conhecido como um homem bem pequeno, de paletó e cartola verde e uma longa barba ruiva. É traiçoeiro e faz de tudo para proteger o seu tesouro, um pote de ouro que se esconde no fim do arco-íris. Entretanto, o duende nada tinha a ver com o dia religioso de St. Patrick. Em 1959, a Walt Disney Pictures lançou um filme, chamado em inglês Darby O'Gill & the Little People, que trazia a imagem de um duende simpático e alegre, bem diferente do homenzinho irritadiço do folclore irlandês, que foi logo assimilado à Irlanda em geral e ao dia de St. Patrick.
Green (Verde) 
A cor verde está na bandeira da Irlanda. Atualmente as pessoas usam verde no dia 17 de março como símbolo do país e para trazer sorte. Há um costume de pintar as crianças que não estão usando verde, de verde, claro!
(Informações tiradas do site Sou Língua Inglesa: http://www.solinguainglesa.com.br/conteudo/cultura/holiday_saint_patrick2.php )
Agora dá pra ficar por dentro de tudo que acontece e porque na festa não é?!
Bom, hoje eu já estava treinando make ups para amanhã....que tal essa:
 E eu já tenho o meu copo!!!=D Não se esqueçam que quem for de verde amanhã  também ganha o seu! Vê se não vai dar uma de do contra e aparece de verde viu?! Verde é igual preto, vai bem com todo mundo!!!

Essa semana foi só farra para comemorar o St.Patrick's Day na Number One desde segunda!
Farra com a galerinha
farra com a galerona
Enfim, é isso aí, não preciso falar mais que quem não for vai perder uma das festas mais gostosas do ano que com certeza já vai entrar para o calendário municipal não é?!
E as matrículas na Number One continuam abertas cheias de descontos! Aproveite que vai só até o fim do mês agora! A promoção do vídeo também continua! Compartilhe o vídeo, marque mais 10 amigos e concorra a um semestre com a gente!
xoxo e até amanhã!
Manu Freitas

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.