22 fevereiro 2013

Quarto de bebês

Quarto de bebês

Decoração no quarto de bebês exige muita criatividade!

Nesses últimos meses vi muita mamãe grávida pela cidade e com certeza devem estar com varias dúvidas de como decorar o quarto do bebê que esta por vim.

Na hora de decorar o quarto dos pequenos, devemos ficar atentos quanto às cores, móveis e a disposição dos objetos dentro do quarto. Isso pode facilitar a limpeza do ambiente e proporcionar melhor conforto para o bebê. A dica primordial é usar quase tudo na parede, para que não exista o problema da circulação. Desta forma é interessante usar móveis embutidos, que fiquem na extremidade do quarto, deixando o meio livre.

Outro ponto importante que deve ser considerado na hora de decorar ambientes para crianças são as cores a serem utilizadas. As cores mais utilizadas são as que possuem tons mais fortes e vibrantes. Os pais mais tradicionais podem, por exemplo, optar pela cor branca, e assim ir brincando com as cores dos brinquedos, dispondo-os em prateleiras, dando uma cara descontraída ao ambiente. Uma boa saída, que faz excelente composição com as cores do quarto, é a aplicação de adesivos, que no mercado estão super na moda.

Para dar uma cara mais aconchegante ao ambiente é interessante optar por uma boa iluminação indireta, com a utilização de abajur, arandela ou alguma meia luz na hora que a criança for dormir, oferecendo comodidade no período da noite. Outro ponto que não pode faltar na hora de iluminar o ambiente é a iluminação direta, que deve servir para pontos estratégicos, que dão maior visibilidade para o contato da mãe para com o bebê.


A ideia foi deixar o ambiente bem despojado e moderno. Na parede do berço, foi utilizado um painel de MDF laqueado de branco fosco. Ao fundo, mangueiras luminosas. Elas iluminam como um abajur e amplificam o espaço.



O fundo do mar foi escolhido como o tema deste ambiente. A iluminação na parede, além de um artifício de decoração, serve para ampliar o local.



Mesmo espaços pequenos podem ser decorados com temas infantis.



A escolha foi por móveis arredondados, que suavizam o ambiente. Outra dica: posicionar os móveis bem juntos é permitido quando se trata de um quarto de bebê. Isso torna, aliás, o lugar mais prático na hora das trocas de fraldas ou mesmo na amamentação, já que tudo fica a mão.


CUIDADOS NA HORA DE COMPRAR O BERÇO
• Verificar as medidas de segurança
• Os berços de madeira ou mdf variam em dois tamanhos: o berço nacional leva o padrão de 1,30m de comprimento por 60 cm de largura e o berço de padrão americano tem o tamanho de 1,30 m por 70 cm.
• A grade lateral do berço, deve ter no máximo um espaço de 6,5 cm entre uma barra e outra para evitar que o bebê coloque a cabeça no vão.
• A distância entre o estrado e as laterais do berço no deve ultrapassar 2,5 cm, dessa forma não tem como a criança prender a mão ou o pezinho.
• Altura do estrado deve ter no mínimo 60 centímetros de profundidade quando colocada na última posição. Isso evita que o bebê consiga pular para fora do móvel quando estiver maior.
• Colchões para pequenos de até três anos, devem ser de espuma com densidade 18.


Tayana Duarte
tayana_luiza@yahoo.com.br